UM DIA EM AYUTTHAYA: CONHEÇA A ANTIGA CAPITAL DO REINO DE SIÃO

Dá para fazer um bate e volta de um dia em Ayutthaya a partir de Bangkok e foi isso que fizemos quando estivemos na Tailândia. Quer saber mais sobre a antiga capital do Reino de Sião?

A pronuncia de Ayutthaya é algo como “aiú-tai-iá” e seu reino foi a capital da Tailândia por 417 anos entre 1350 a 1767. A era de ouro só teve fim quando o exército birmanês invadiu a cidade, destruindo tudo e obrigando o reino a mudar.  Em 1981 a Unesco declarou o Parque Histórico de Ayutthaya como patrimônio Mundial da Humanidade. Uma das coisas que mais chama a atenção por lá, são as inúmeras estatuas decapitadas do Buda.

O post está dividido em 4 partes, com subtópicos:

  • Os templos de Ayutthaya para você conhecer em um dia
  • Quanto custa incluir Ayutthaya em seu roteiro?
  • Como chegar em Ayutthaya á partir de Bangkok?
  • Dicas extras em Ayutthaya

Os templos de Ayutthaya para você conhecer em um dia

1. WAT YAI CHAYA MONGKOL

O mosteiro foi construído pelo rei U-Thong em 1357 d.C. para acomodar os monges que foram ordenados por Phra Wanratana Mahathera Burean. Este mosteiro foi nomeado “Wat Pakaew”.

Este mosteiro foi dedicado aos monges que haviam ido estudar Budismo no Ceilão (agora Sri Lanka). E, posteriormente foi reconstruído em memoria do rei Naresuan, devido a sua vitoria contra o exercito birmanês.

É um dos templos mais conservados de Ayutthaya. O valor para entrar em WAT YAI CHAYA MONGKOL é de 50 bath.

2. WAT MAHA THAT

Segundo a história Wat Mahathat foi construído em 1374 durante o reinado do rei Boroma-Rachathirat I.

Este templo é a atração turística mais popular de Ayutthaya por causa da cabeça de um Buda no meio as raízes de uma árvore. No passado, era um dos templos mais importante do reino, já que as cerimônias reais eram realizadas ali. O valor do ingresso é de 50 baht.

3. WAT PHRA SI SANPHET

Wat Phra Si Sanphet está localizada onde eram nas instalações do Palácio Real do Reino de Sião. Este templo além de servir como capela privada da família real, também era usado para cerimônias importantes. O valor do ingresso é de 50 baht.

4. VIHARN PHRA MONGKOL BOPHIT

É um templo que se assemelha ao Grand Palacio em Bangkok. No seu interior também há uma imagem de um Buda de esmeralda. Durante a queda de Ayuthhaya em 1767, Wihara Phra Mongkhon Bophit foi incendiado. A cabeça e o braço direito do Buda foram quebrados e reconstruídos posteriormente em 1990. O valor do ingresso é de 50 baht.

5. WAT CHAI WATTHANARAM

Construído com o estilo Khmer em 1347 por Jing Prasat Thong, este templo se assemelha ao Angkor Wat, em Camboja. Antigamente a vida do Buda era contada através de pinturas no interior das paredes, porém hoje em dia só restam alguns fragmentos. O valor do ingresso é de 50 baht.

6. WAT LOKKAYASUTHARAM

É conhecido como Buda Reclinado. Essa grande estátua tem 37 metros de comprimento e 8 metros de altura, sendo a maior do país! Para visitar o Buda gigante reclinado não paga nada.

Quanto custa incluir Ayutthaya em seu roteiro?

Fazer um bate e volta a partir de Bangkok, é a opção mais prática.  O passeio vai ficar em torno de 580 a 900 bath dependendo da agência que você fechar. Mas, você também pode ir por conta própria e aí os valores são um pouco mais baixos. Vou explicar outras formas e valores logo abaixo.

Como chegar em Ayutthaya a partir de Bangkok?

Ayutthaya está localizada a 80 km de Bangkok e, além das agências que te levam até lá, você pode optar por ir de várias outras formas como:

  1. Ônibus: Existem vários ônibus e mini-vans que vão para Ayutthaya diariamente. Eles saem do Terminal Norte de Ônibus Mo Chit e a viagem leva cerca de 2 horas. Você pode comprar o seu ingresso na hora por 70 bath. Se optar por ir de mini van, ela vai te deixar próximo a um mercadinho. Nos arredores desse mercadinho você encontrar-a tuk-tuks, além de motos e bicicletas para alugar.
  2. Trem: O Trem possivelmente será a maneira mais barata de chegar até Ayutthaya á partir de Bangkok. Os trens saem da estação de Hua Lamphong e assim como nos terminais de ônibus, você não precisa comprar o ingresso do trem antecipadamente para ir até Ayutthaya. A viagem dura cerca de 2 horas e o valor do ticket do trem é de 20 bath na classe simples.
  3. Taxi privado: Essa é uma boa opção se você estiver com mais três pessoas. O valor do táxi privado ida e volta de Bangkok até Ayutthaya, incluindo as visitas nos templos é de 1.500 bath. Se você estiver em um grupo de quatro pessoas, vai gastar uma média de 375 bath.
  4. Tour com agência: Essa é a opção mais rápida e também para quem está com um pouco de preguiça de pedalar, ou negociar nos tuk-tuks da cidade. O valor é uma média de 580 á 900 bath por pessoa.

Dicas extras em Ayutthaya

  • O parque fica aberto entre 8am e 17:30pm.

  • Abril e Maio são os meses mais quentes e úmidos. Mas, fomos em janeiro e estava muuuito calor! Não se esqueça de beber muita água!

  • Em frente de cada templo tem banheiro e lojinha que vende souvenirs, água e snacks.
  • É importante que você fique atento as regras de vestimenta dentro dos templos como cobrir: joelhos, colo e ombros. Mas, caso não tenha se prevenido com a vestimenta adequada, você pode comprar um lenço, calça ou saia em uma das lojinhas na frente dos templos.
  • A temporada de chuvas é mesma que vale para Bangkok: Maio a Outubro.
  • Os tickets das entradas dos templos são comprados na frente de cada um deles, ou verifique se a agência que você comprou o passeio já estava incluído os tickets.
  • O modo mais rápido de ir e voltar de Ayutthaya é com uma agência local em Bangkok. Nós compramos o nosso day tour dentro do hostel que nos hospedamos na capital tailandesa. Mas, você também pode ir por conta própria.

O que fazer depois de Ayutthaya?

Aproveite  Bangkok!   A capital tailandesa tem muuuito a oferecer, e caso você se anime dá só uma olhadinha nesse roteiro de Bangkok! Caso queira aproveitar o país e conhecer o litoral, vá até as ilhas Phi Phi!

Não viaje para a Tailândia sem fazer um seguro viagem!

Não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem! Eu já precisei, quando minha malas foram extraviadas no Marrocos E ainda bem que eu havia feito! Fazendo o seguro através desse link você consegue ver qual o MELHOR SEGURO e mais BARATO que se encaixa para a sua próxima viagem!

Quer ver mais sobre Ayutthaya? Assista o vídeo que fizemos na cidade perdida!

Não deixe de conferir os vídeos da nossa viagem pela Tailândia em nosso canal do YouTube! 😊

Salve estas dicas de Ayutthaya no Pinterest!

Comente pelo Facebook

Comentários:

Autor: Amanda Saueia

Brasileira. Contadora. Apaixonada pelo novo, livros, fotografia, música e arte. LOUCA por viagens!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.