Maeklong o mercado de trem da Tailândia

Talvez esse seja um dos mercados mais exóticos que eu já tive oportunidade de conhecer. Frutas, artesanatos, sucos e peixes sendo vendidos quase que em cima de um trilho ativo. Relógios espalhados pelas banquinhas próximas ao trilho te contam a hora exata que o trem vai passar por ali, e ele passa mesmo!

O post está dividido em 5 partes:

  • Maeklong Railway Market
  • O que encontramos no Mercado de Trem Maeklong?
  • Horários que o Trem passa
  • Olha o Trem!
  • Curiosidades sobre Maeklong Railway Market

Maeklong Railway Market

O Mercado de trem da Tailândia fica a uns 70 km da cidade de Bangkok, numa província chamada Maeklong e é possível fazer no mesmo dia o passeio do Mercado Flutuante também.

A maneira mais fácil de chegar até o Mercado de Trem na Tailândia é com uma agência. Nós fizemos o tour casadinho: Mercado de Trem + Mercado Flutuante. Tudo em meio dia de passeio, que durou cerca de 7 horas.

O Maeklong Railway Market funciona todos os dias e é frequentado não somente por turistas, mas por tailandeses também.

O que encontramos no Mercado de Trem Maeklong?

Você vai encontrar de tudo um pouco: Roupas, frutas, carnes, peixes, sucos, artesanatos… tudo o que os mercados tailandeses oferecem.

Há centenas de barraquinhas espalhadas sob os trilhos, e algumas mercadorias menores por vezes ficam até embaixo deles.

Mas, e na hora do trem? Será que dá tempo deles recolherem tudo?

Horários que o Trem passa

O trem atravessa o mercado de Maeklong aproximadamente 6 vezes ao dia, e infelizmente os horários variam, assim vale a pena se informar com seu hotel o horário aproximado para programar sua visita.

Os horários de chegada em Maeklong são: 8:30, 11:10, 14:30 e 17:40. É importante que você chegue no Mercado do Trem com pelo menos 40 minutos de antecedência para poder se organizar e pegar um lugar tranquilo para ver o trem passar.

Esse trem do meio do dia, é o que tem o menor tempo entre chegada e saída, e a melhor oportunidade do dia para ver o trem passando duas vezes.
O último horário o mercado já está praticamente todo desarmado. As duas primeiras vezes são as mais legais.

Olha o Trem!

Depois de algum tempo passeando pelo mercado de trem, ouvimos uma buzina… era o trem se aproximando. Os feirantes foram rápidos na hora de tirar as mercadorias que estavam sob o trilho e também alertar as pessoas sobre a proximidade do trem.

Alguns produtos ja estavam posicionados estrategicamente sob os trilhos e nada aconteceu com eles. Eu, particularmente fiquei encantada com a rapidez dos feirantes ao tirar os produtos da linha do trem. Tudo feito com muita rapidez, mas também muita calma.

Após o trem passar pelos trilhos, leva menos de um minuto para eles voltarem as mercadorias todas para os lugares de origem e continuarem a feirinha como se nada tivesse acontecido por ali.

A estação de Maeklong é a estação final dessa linha ferroviária. Por  conta disso, é possível ver toda essa movimentação novamente alguns minutinhos depois.

Curiosidades sobre Maeklong Railway Market

  • Não é só um mercado turístico, embora hajam muitos turistas por lá. Os tailandeses também frequentam e muito o mercado de Trem.
  • O trem passa pelo mercado quatro vezes por dia, mas no fim do dia alguns feirantes já não estão mais por lá. Por isso, é importante que você pegue as primeiras saídas se quiser ter uma experiência mais autêntica.
  • A maneira mais fácil de chegar até o mercado de trem é indo com agência. Você pode combinar de fazer os passeios do Mercado de Trem e do Mercado Flutuante juntos, como nós fizemos.
  • Aproveite para experimentar alguns pratos típicos tailandeses por um preço mais barato por lá.
  • Não se esqueça de se hidratar muito e se proteger do sol com chapéus se puder. Por lá faz muito calor!
  • Geralmente na entrada principal há muitas pessoas e elas acabam disputando um lugar bom para fotos. Se puder fique um pouco mais afastado da multidão ou procure alguma lanchonete, ou mesmo barraquinha para se abrigar e conseguir ver o trem com tranquilidade.

Para saber mais dicas sobre Bangkok

Se você deseja conhecer a capital tailandesa: Não vá para Bangkok sem ler esse roteiro!

Não viaje para a Tailândia sem fazer um seguro viagem!

Não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem! Eu já precisei, quando minha malas foram extraviadas no Marrocos E ainda bem que eu havia feito! Fazendo o seguro através desse link você consegue ver qual o MELHOR SEGURO e mais BARATO que se encaixa para a sua próxima viagem!

Quer ver mais sobre o Mercado do Trem? Assista o vídeo que fizemos no Maeklong Railway Market!

Não deixe de conferir os vídeos das nossas viagens pelo mundo em nosso canal do YouTube! 😊

Salve essas dicas de Maeklong no pinterest!

Comente pelo Facebook

Comentários:

Autor: Amanda Saueia

Brasileira. Contadora. Apaixonada pelo novo, livros, fotografia, música e arte. LOUCA por viagens!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.