Delícias iranianas: O que comer no Irã?

Não teve uma refeição no Irã que não foi um banquete! Desde o café da manhã passando pelo almoço, lanches da tarde, chás e doces maravilhosos até o jantar a comida iraniana nos surpreendeu a cada momento em que estivemos pelo país! Mas, o que comer no Irã?

Arroz e açafrão: Ou seria açafrão e arroz?

Na culinária persa há sempre pães, legumes grelhados, verduras e claro os famosos kebabs! Mas a culinária persa é muuito mais do que os kebabs! Uma coisa que você provavelmente não sabe é sobre o arroz. Siiiim, o arroz é uma grande estrela da culinária persa. Geralmente ele é servido com açafrão.

O modo como os iranianos preparam o arroz é quase como uma obra de arte. Eles deixam a parte do fundo da panela tostada, o que faz com que a raspinha do arroz fique mais tostada e crocante. Eles amam comer a raspa do fundinho da panela! Isso mesmo, os iranianos amam comer a raspa do arroz! E, caso eles te sirvam com essa raspinha de arroz toda especial, pode se sentir importante. Além de ser uma consideração dos seus anfitriões, é uma das várias formas deles te dizerem que você é muito bem vindo por lá!

Rodrigo prestando atenção sobre como foram feitas as comidas que estava sendo servidas.

Além do açafrão, que é muuuito usado na culinária local, há ainda outras estrelas como: yougurte, hortelã, coentro e o famoso caviar iraniano.

O açafrão a gente já sábia que era o Rei do Irã, ele é usado nas principais refeições do dia, inclusive nos chás e açucares, mas e o caviar? Você não tinha idéia disso, certo? Rs.

Caviar

Segundo os iranianos: Caviar de verdade tem que vir das bordas do Mar Cáspio.

O Irã é segundo maior produtor de caviar do mundo, ele só fica atrás da Rússia. A gente bem sabe que o caviar é um prato caríssimo, mas se você quiser experimentar um caviar de excelente qualidade, viajar para o Irã é a coisa mais certa que você pode fazer por você!

Mas, não se engane mesmo no Irã o preço do caviar é elevadissimo! Uma latinha de 50g do caviar Beluga por exemplo é encontrada por cerca de 97 doláres em Teerã!

Chás

Claro que os chás estariam presentes nesse post falando sobre as delícias iranianas. Afinal, eles fazem parte de quase, se não todas as refeições pelo Irã.

Ike adoçando o chá iraniano com o pirulito de açúcar com açafrão.
Toda hora é hora de chá!

Uma curiosidade, no entanto é a forma como os iranianos adoçam os chás. Diferentemente de outros lugares pelo mundo, eles tem um açúcar em forma de pirulito, com açafrão é claro, que eles adoçam seus chás. Fica uma delíciaaa!!

Toda hora mesmo! Rsrsrs

Kebabs

Os kebabs são muito famosos no Irã. São as famosas carnes de frango, peixe (como o camarão por exemplo) ou cordeiro servidas no espeto. De uma forma geral os kebabs são muito bem temperados! Seja com yougurte, acafrão, hortelã ou somente limão os iranianos sempre deixam os kebabs com um tempero pra lá de delicioso! Sem brincadeiras, foram as carnes mais saborosas que provamos em todas as nossas andanças pelo mundo! Os chelo kabab como são chamados por lá, geralmente são servidos com arroz, tomates grelhados e batatas fritas.

Kebab de camarão, uma delícia! Só que dessa vez servidos sem o palitinho.

Ah, na maioria das casas e em alguns restaurantes iranianos, o costume é comer em cima das mesas, rs. As mesas são um pouco mais altas que o chão e eles capricham na hora de arrumar o banquete!

Café da manhã servido na famosa “mesa” iraniana.

Dizí

É outro prato tipico do Irã que você precisa conhecer! Ele é carne de carneiro cozida com grão de bico, batata, feijão branco e algumas especiarias como condimentos. Claro que os pãeszinhos também acompanham esse prato. Aliás, os pães no Irã são chamados de lavāsh!

Famoso banquete iraniano!

Sabzi Khordan

É uma deliciosa porção de queijos com ervas, geralmente servido como entrada junto com os pães e azeitonas. Nesse prato tipico, o queijo feta é temperado com algumas ervas muito utilizadas por lá como: hortelã, cebolinha, coentro e manjericão. Uma delícia que não consigo nem descrever direito para você!

Doces

Os iranianos amam um docinho e nós também, rs. Além do famoso baklava e sua eterna briga para saber suas origens, há ainda diversos doces iranianos muito apetitosos! Como o faloodeh por exemplo. Esse doce tipico do Irã é como se fosse um sorvete servido com raspas de limão e macarrão de arroz. Os iranianos amam, e talvez possam te convencer a experimentar, rs.

Há muitos doces pelo país, sobretudo na cidade de Yazd onde fizemos a festa e saímos com sacolas cheias de doces locais.

Além disso os iranianos tem todo o capricho de preparar a mesa! Olha só como estava a mesa de um restaurante em Yazd quando chegamos para almoçar:

Uma fofura essa mesa com as pétalas de rosas.

E claro, mais um pouco de um dos banquetes que experimentamos por lá:

E aí, quais dessas delícias iranianas você ficou com vontade de provar?

Quer saber mais sobre nossa viagem pelo Irã? Não deixe de conferir nossos vídeos em nosso canal do YouTube! 😊

Amanda Saueia

Brasileira. Contadora. Apaixonada pelo novo, livros, fotografia, música e arte. LOUCA por viagens!

Comente pelo Facebook

Comentários:

Autor: Amanda Saueia

Brasileira. Contadora. Apaixonada pelo novo, livros, fotografia, música e arte. LOUCA por viagens!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.