Vale a pena conhecer o Irã no inverno?

A primeira coisa que eu pesquiso antes de escolher a data da minha próxima viagem é o clima no período em que eu desejo estar por lá, e acredito que você também faça isso, certo? Então de um modo geral a gente sempre quer visitar destinos de inverno para a prática de esportes como sky, snowboard ou mesmo só para conhecer a neve, fora isso a gente prefere viajar em outras estações para aproveitar o bate perna. Mas, eu quero te convencer a visitar o Irã no inverno! E para isso, vou te contar na prática como foi a nossa experiência por lá em dezembro/2018.

Clima

Aproveitando o telhado mais legal do mundo para tomar um solzinho!

Por conta da sua geografia e do seu tamanho em extensão, cerca de 1.648.000 km² o clima no Irã é bem variado.

No entanto, o clima predominante no país é o típico de espécie árida. Isso tudo também se deve a presença das montanhas, já que os ventos vindos do mar não conseguem adentrar direito o país, tornando o clima mais seco, sem muita umidade no Irã. Mas, a área que vai ao longo da costa do Mar Cáspio tem um clima diferente, com chuvas intensas no fim do verão a meados do inverno. Então, dá só uma olhadinha na média de temperatura:

  • Janeiro – 0°C  a 8°C
  • Fevereiro – 1°C a 11°C
  • Março – 6°C a 16°C
  • Abril – 12°C a 23°C
  • Maio – 17°C a 28°C
  • Junho – 20°C a 34°C
  • Julho – 23°C a 37°C
  • Agosto – 23°C a 36°C
  • Setembro – 20°C a 31°C
  • Outubro – 13°C a 25°C
  • Novembro – 8°C a 16°C
  • Dezembro – 3°C a 9°C
*Dados: Climate-data.org

Veja também: Descubra o que fazer em Shiraz uma das cidades mais bonitas do Irã

Hora do chá
Com o clima super agradável, a hora do chá era uma hora super esperada nos nossos dias pelo Irã!

No verão, período de junho á agosto, o clima é quente e seco e as temperaturas podem facilmente chegar aos 40 graus! No outono que vai de meados de setembro até novembro e na  primavera, em meados de março até maio, as temperaturas são leves e no inverno, que começa em dezembro e vai até fevereiro elas podem chegar facilmente a menos zero. Mas, então quando visitar o Irã?

Quando visitar o Irã?

Dizem que a melhor época para visitar o Irã é na primavera. O clima que vai de meados de março até maio é bem agradável, com temperaturas amenas e muitas muitas flores! Os iranianos amam seus jardins e cuidam deles com o maior carinho e amor do mundo! E, há diversos jardins públicos em várias (quiçá) todas as cidades iranianas, e se você é do tipo de pessoa que ama jardins, com certeza visitar o Irã na primavera é siiiim para você!!

Mas, eu também quero chamar a sua atenção para dar uma chance ao Irã e ir conhecer esse país incrível no inverno! Então, porque visitar o Irã no inverno?

Irã no inverno

E o primeiro passo para te convencer: O clima foi o mais agradável possível! Apesar das temperaturas serem um pouco mais baixas, principalmente no período noturno, o clima foi muito agradável, principalmente para mim, devido a todas as regras de vestimenta para mulheres que incluem o uso do hijab, o famoso véu sobre os cabelos.

Veja também: Descubra o que fazer em Teerã a capital do Irã

Mas, não se preocupe: se você ficou meio perdido(a) dá só uma olhada no post que eu falo sobre Mulheres no Irã!

Por conta do Hijab e também das regras de vestimenta para mulheres, no inverno eu nem sofri com isso, rs 😀

Os dias que estivemos no Irã se seguiram com um sol gostoso durante o dia, e temperaturas médias de 4 a 12 graus. Também tiveram dias que pegamos temperaturas abaixo de zero, mas de forma alguma isso foi um problema 😀

Por que visitar o Irã no inverno?

Chegamos no Irã no dia 04 de dezembro, nosso tempo foi bem corrido, mas muito bem aproveitado! Visitamos Teerã, Yazd, Shiraz, Persepólis, Passagarda, Isfahan e Kashan e eu posso te dizer que o clima foi o mais agradável possivel!

Saímos do Irã no dia 11/12 quase na virada para o dia 12, com muita vontade de voltar e explorar um pouco mais desse país incrível! 😀

O clima estava tão agradável nos nossos dias por lá, que o Ike até tirou o casaco!

Mas, além do clima, por que você deve visitar o Irã no inverno?

É mais barato!

Siiiim, de uma maneira geral quando você viaja para um país no inverno sem a pretensão de fazer qualquer pratica de esportes específicos de inverno como por exemplo snowboard ou ski  é mais barato! Isso tudo porque muitas pessoas ainda tem esse preconceito em relação a viajar no inverno se não for dentro dos termos que te contei.

Veja também: Mulheres no Irã: É seguro viajar? (Guia completo para mulheres viajantes.)

Mas, o Irã ainda é um país que é relativamente muito barato em qualquer época do ano. Isso tudo porque infelizmente o país sofre diariamente com os massacres da mídia, que dizem o tempo todo sobre como é perigoso ir até lá, deixando os turistas com muito receio.

O que particularmente eu acho injusto e muito cruel!  Já que já se tem uma barreira inicial devido a cultura islâmica. Acontece que o povo iraniano anda sofrendo muito com todas as politicas que seu governo autoritário faz por lá e isso não é de hoje.

Veja também: O que fazer em Kashan, no Irã?

No entanto é um dos países mais seguros em que estivemos! Seu povo é extremamente amável e muito alegre. É um país encantador, que vale ser visitado em muitas épocas do ano!

Onde estivemos

E você, já visitou ou quer visitar o Irã?

Amanda Saueia

Brasileira. Geminiana. Contadora. Apaixonada pelo novo, livros, fotografia, música e arte. LOUCA por viagens!

Comente pelo Facebook

Comentários:

Autor: Amanda Saueia

Brasileira. Geminiana. Contadora. Apaixonada pelo novo, livros, fotografia, música e arte. LOUCA por viagens!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.