Passo a Passo: Como montar um roteiro de viagem?

Nós já falamos algumas vezes por aqui do quanto é importante fazer um roteiro de viagem, e o quanto isso ajuda no resultado e otimização da sua viagem. Inclusive a economizar! Veja mais sobre Benefícios de se planejar uma viagem antecipadamente!  Mas para te ajudar ainda mais quero te explicar como montar um roteiro de viagem de forma prática e funcional.

# 1 – Escolha o destino

O primeiro passo claro antes de montar o roteiro de viagem é decidir seu destino de férias. Feito isso também é muito importante que você veja que tipo de clima irá encontrar por lá durante sua estada. Se será inverno, verão, primavera ou outono.

# 2 – Defina o seu perfil de viajante

Destino escolhido, agora é hora de escolher qual será o seu perfil de viajante da vez. Você vai querer nesse destino uma viagem de aventura? Uma viagem mais zen? Ou mesmo uma viagem mais cultural? É muito importante essa fase, pois a partir daqui você consegue ver o seu roteiro tomando forma.

# 3 – Hora da pesquisa

Pesquise sobre todas as coisas que você gostaria de fazer no destino! Aqui no blog temos inúmeros roteiro de viagem e dicas para te auxiliar. Mas seja honesto com você! Não adianta colocar uma coisa só porque todo mundo faz, se no fim você não sentir a vontade de fazer. Lembre-se sua viagem tem que ser única e muito especial!

# 4 – Montando o roteiro de viagem

Agora é hora de reunir todas as informações que você coletou durante suas pesquisas para ver quanto tempo irá levar em cada uma delas, e agrupa-las de maneira que fiquem próximas uma da outra de acordo com região para você otimizar o máximo seu tempo.

Uma dica que eu dou para essa fase é fazer um mapa. É super simples, vou te ensinar como!

# 5 – Montando o seu mapa

Você acessa o My maps. Para fazer um novo mapa você precisa ter uma conta no google. Com a conta em mãos é bem simples de fazer, basta adicionar um novo mapa.

Você escolhe o nome do seu mapa. E começa a marcar os lugares que deseja com um pin.

Após terminar de marcar todos os lugares da cidade em que você deseja conhecer, você consegue de fato montar o seu roteiro de uma maneira bem prática, unindo pontos que estão próximos para você conhecer.

Você ainda pode personalizar o seu mapa. Colocando símbolos e cores diferentes, para restaurantes, pontos turísticos, museus…

Além da cor, você também pode escolher a forma do seu pin.

Você pode fazer o mesmo com o local que você deseja muito visitar, e com aqueles que quer, mas que tudo bem se o tempo não der. Acredite, isso é uma mão na roda na hora da viagem!

Você sabia que também pode colocar informações sobre os locais? Isso mesmo, assim fica bem mais fácil você saber tudo sobre o destino escolhido!

Veja também: As principais dúvidas na hora de se planejar uma viagem!

O melhor de tudo é que você consegue ver seus mapas diretamente no seu celular através do aplicativo my maps. Só não se esqueça de colocar em modo offline para estar sempre atento, tá?

Com o mapa em mãos, eu roteirizo os dias. Vejo o que dá para conhecer em determinado dia, e de preferência lugares próximos. Assim, a gente acaba economizando no tempo ao se deslocar de um lugar para o outro e também economiza em dinheiro. Já que em muitos momentos dá para ir de um local até o outro andando, certo?

Para ficar mais fácil ainda e otimizar ainda mais a viagem, com o mapa em mãos do(s) destino(s) escolhidos eu monto a planilha.

Planilha 1 – Cronograma geral da viagem

Com essa planilha, a gente consegue ver de uma forma clara, o cronograma geral da sua viagem. Isso facilita muito, ainda mais quando você decide fazer uma viagem com alguns destinos a mais. Eu peguei o modelo base do um viajante e adaptei conforme a minha necessidade.

Planilha 2 – Gastos Gerais da Viagem

Para economizar, a gente tem que planejar, certo? Uma dica de ouro é: Após escolher os pontos turísticos como museu por exemplo dá uma pesquisada sobre os preços em dias diferentes. Em muitos casos, você consegue pagar bem mais barato em um museu indo numa sexta-feira. Veja nesse exemplo clássico de 25 coisas para se fazer de graça em Nova York!

Nessa planilha, eu coloco todos os gastos da viagem, inclusive aqueles que são projeções, como gorjetas, por exemplo.

Planilha 3 – Roteiro Dia a Dia

A planilha com o roteiro prático do dia a dia também é muito importante, pois além da noção do tempo que você vai gastar em determinado lugar, você consegue visualizar numa única planilha todos os pontos turísticos que irá conhecer no dia. É como se fosse o seu maps, mas de um jeito mais detalhado.

Planilha 4 – Lembretes e informações adicionais

Nessa quarta e última planilha, eu coloco as informações adicionais e algumas coisas que precisam ou já foram resolvidas. Como por exemplo imprimir todos os documentos da viagem.

Pode parecer um pouco trabalhoso no início, montar o seu roteiro de viagem. Mas, quando vocês estiver no seu destino aproveitando ao máximo seu tempo na viagem, você vai ver como vale a pena essa dedicação para montar o seu roteiro da melhor forma possível!

E aí, gostou do Passo a Passo: Como montar um roteiro de viagem??

Amanda Saueia

Brasileira. Geminiana. Contadora. Apaixonada pelo novo, livros, fotografia, música e arte. LOUCA por viagens!

Comente pelo Facebook

Comentários:

Autor: Amanda Saueia

Brasileira. Geminiana. Contadora. Apaixonada pelo novo, livros, fotografia, música e arte. LOUCA por viagens!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.