As principais dúvidas na hora de se planejar uma viagem!

Dúvidas na hora de se planejar uma viagem

Por aqui já demos inúmeros motivos para você planejar sua viagem, mas ainda existem algumas dúvidas na hora de se planejar uma viagem. Então pra te ajudar, resolvi reunir as principais dúvidas num post só!

#1 – Quando viajar?

Mas essa é a pergunta que nunca quer calar, rs. E a minha resposta é: Depende! Muitas pessoas gostam e as vezes até preferem viajar na época de alta temporada. Particularmente eu não gosto muito. Então os lugares geralmente estão muito mais lotados de turistas, o preço de tudo é 3, 4 vezes mais alto em alta temporada. Então se puder, fuja desse tipo de viagem. Se optar por janeiro, por exemplo vá depois do dia 10. Ainda é alta temporada mas nem tanto, muitas pessoas já voltaram para casa e os preços já deram uma caída.

Agora se puder escolher, você consegue adaptar o destino no mês que deseja viajar, e eu já te falei isso aqui.

Doha, Qatar – Março de 2018

#2 – Qual o melhor destino?

No entanto, o melhor destino é sempre aquele que cabe no seu bolso! Esqueça destinos muito procurados se você não está afim de gastar aquela grana. Então abra um pouco seu coração e se permita olhar umas promoções, vai rs. Por aqui a gente sempre tá postando sobre as diversas promoções.

Villagio Mall – Doha, Qatar.

E para te ajudar ainda mais, dá só uma olhada nesses dois posts abaixo que podem te ajudar e muito na tanto na economia de compra de passagens, como te ajudar a incluir mais destino no seu roteiro e claro, sem pagar nada a mais por isso! Mas, não sabe ainda do que eu estou falando?

Stopover: Conheça mais de um destino comprando apenas uma passagem

Open Jaw: Economize na compra de passagens!

#3 – Quanto tempo ficar?

Vai depender do destino. Se for dentro do Brasil, você consegue fazer com 4, 5, 7… dias. Agora se o seu destino for internacional, considere sempre um dia (ou dois, depende do lugar) para ir e outro para voltar. Mas, quanto mais longe, mais vale a pena você se esforçar para ficar um pouco mais, afinal tem que valer a viagem, não é mesmo?

#4 – Quanto vou gastar?

Primeiro você tem que responder sinceramente para você, o que você deseja dessa viagem. Por exemplo, se é um lugar que você sonhou a sua vida inteira ir, com certeza você vai acabar comprando umas lembrancinhas, um pouco mais caras digamos assim, rs. Mas se é um destino que você quer aproveitar o máximo da bagagem cultural, você possivelmente não irá gastar tanto.

#5 – Quanto de dinheiro levar?

Essa pergunta, tem como complemento a pergunta número #4 e vice e versa 😀

No entanto, eu faço assim: Primeiro analiso sobre o destino e pesquiso tudo o que eu puder dele. Num segundo momento, eu faço o meu orçamento diário para o destino final. De uma média geral isso sempre fica entre 30 á 50, e ah sempre na moeda deles. Então por ex: Se o destino é o Qatar, meu buget vai ser entre 30 a 50 rials catarense. Se for os Estados Unidos, vai ser entre U$30 á U$50,00. E assim, por diante. Mas se no final sobrar, eu sou do tipo de viajante que traz pra casa e deixa para a próxima viagem. Mas existem viajantes que não conseguem e gastam tudo antes de embarcar no vôo de volta, rs. Sem julgamentos por aqui, eim!

#6 – Qual a melhor época para ir?

Mês de férias definido, antes de emitir as passagens para o suposto destino escolhido, dá uma olhada no clima. Isso pode mudar tudo na sua viagem! Há muitos destinos que são incríveis tanto no verão, como no inverno, primavera e outono. No entanto tem outros como Fernando de Noronha que podem ser um tiro no pé. E eu te conto o motivo nesse post aqui.

#7 – Onde se hospedar?

Para essa pergunta não depende só do bolso e sim do que você quer! Muitas vezes você fica num hotel 5 estrelas pagando o equivalente a um hostel, dúvida? Dá uma olhada nesse post e aprenda como escolher a hospedagem mais barata para você!

#8 – Como se locomover?

Se você for sozinho, ou com mais um amigo, em muitas vezes não compensa muito alugar um carro para se locomover né? Aproveite o transporte público do destino escolhido e conheça um pouco mais do local.

Veja também: Como é dirigir na mão inglesa na África do Sul

Já se você estiver em um grupo maior de pessoas, é importante que você coloque na balança antes de tomar a sua decisão. Nada de já ir alugando carro sem fazer um orçamento prévio eim! Procure saber se você vai ficar só em um lugar, ou se vai viajar para outros lugares próximos. Faça as contas de pedágio, gasolina, estacionamento e rateio do aluguel do veículo. Com tudo na ponta do lápis, fica fácil optar pela melhor decisão.

#9 – Que documentos devo levar?

Se seu destino de viagem for dentro do Brasil, basta que você leve um documento de identificação com foto. Pode ser seu RG, Carteira de motorista ou mesmo carteira da sua profissão.

Mas agora se o destino de viagem for internacional, além do passaporte eu fiz um check-list com documentos essenciais para você embarcar sem medo. Então corre e confira tudo aqui.

Mas não se esqueça que fazer um roteiro pode te ajudar e muito na economia. Mais importante do que decidir o destino é viajar sem peso na consciência. Por isso dá uma olhada nesse texto e se inspire para fazer o seu próximo roteiro de férias!

Amanda Saueia

Brasileira. Geminiana. Contadora. Apaixonada pelo novo, livros, fotografia, música e arte. LOUCA por viagens!

Comente pelo Facebook

Comentários:

Autor: Amanda Saueia

Brasileira. Geminiana. Contadora. Apaixonada pelo novo, livros, fotografia, música e arte. LOUCA por viagens!

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.