Mulheres no Qatar – É seguro viajar? (Guia completo)

Por ser um destino um tanto quando exótico para nós brasileiros, quando eu disse que viajaria para o Qatar, algumas pessoas começaram a me bombardear com perguntas, rs. Dentre elas a maioria: É seguro para uma mulher viajar para o Qatar? É caro viajar para o Qatar? No Qatar as turistas são obrigadas a usar o véu? O Qatar é um destino seguro para viajantes?

Qatar

Catar ou Qatar é um país árabe, conhecido oficialmente como um emirado do Oriente Médio, ocupando a pequena Península do Catar na costa nordeste da Península Arábica.

O País era protetorado britânico, quando ganhou sua independência e tornou-se um dos estados mais ricos da região devido a exploração de petróleo e gás natural. O mais interessante é que antes da descoberta do petróleo, o país vivia principalmente da extração de pérolas e do comércio marítimo.

O Qatar extinguiu recentemente a necessidade do visto de entrada para brasileiros. Embora tenha ficado mais fácil entrar no país, estamos falando de um país que faz parte dos Emirados Árabes então precisamos entender um pouco mais sobre a cultura local antes de imergir, certo?

É caro viajar para o Qatar?

Sempre rola essa dúvida sobre se é ou não muito caro para viajar para o Qatar. Afinal estamos falando sobre uma das cidades que tem como maior economia o petróleo.

Nós fomos para o Qatar partindo da Alemanha, viajando com a Qatar Airlines e fomos de classe executiva quase de graça!

Bebida alcoólica? Só no avião!

Nós ficamos em Doha por três dias e você pode ver nosso roteiro completo nesse post aqui!.

Mulheres no Qatar e a cultura qatari

Em um país no qual apenas 26% da população é de mulheres não é difícil de imaginar que a figura da mulher não tem muita importância por lá. Apenas 35% dessas mulheres trabalham fora. Estamos falando de um país do Oriente Médio, região estigmatizada pelas assustadoras burcas.  Como podemos perceber, é um país que infelizmente as mulheres não são nenhum pouco valorizadas (ainda!)

O uso das burcas no Qatar é obrigatório. Diferente de todos os países árabes que visitei, o Qatar foi sem sombra de dúvidas, o mais fechado. Mas, como você está no território deles, deve se prevalecer o respeito com a cultura. Afinal, você é o convidado, não é mesmo?

Como turista, que roupa devo usar?

Bom, eu não gosto muito de dizer o que uma mulher deve ou não usar em pleno século XXI! Mas quando falamos de culturas diferentes da nossa, há que se ter o respeito. Afinal, nós somos os visitantes.

Vestido longo e ombros tampados no Villagio Mall

Como eu disse anteriormente, no Qatar as mulheres usam burca. Mas as turistas não são obrigadas a usar! Então, o que usar no Qatar?

Na minha mala eu levei vestidos e saias longas. Nada muito marcado. As turistas devem usar blusas que cubram os ombros e evitar decotes. Shorts e saias curtas não são aconselháveis! É de bom tom que você cubra sempre os ombros e as pernas, sobretudo pelo menos até o joelho.

Saia longa, e blusa que cobre os ombros em Souq Waqif.

As turistas são obrigadas a usar o véu?

Não, as turistas não são obrigadas a usar o véu! Mas por precaução não se esqueça de levar um lenço, sempre a tiracolo! Pode ser necessário para entrar em alguns museus e ou estabelecimentos.

E os turistas homens? Como devem se vestir?

Apesar de ser mais liberal, pede-se atenção nas roupas dos turistas homens. Deve-se usar calças e camisetas que cubram os ombros também. Não é aconselhável usar shorts e/ou camisas regatas.

Roupas de banho

O Qatar é também muito conhecido por seus incríveis hotéis de luxo!  E, diferente do que você provavelmente está pensando não é impossível se hospedar em um hotel cinco estrelas por lá! Para saber mais como escolher sua hospedagem gastando pouco clica aqui.

Além dos hotéis com spas, piscinas e saunas há ainda as praias particulares ou públicas em Doha. E aí, a pergunta que não quer calar:

Posso usar biquíni?

Não! Pelo menos não os biquínis que estamos acostumadas. Claro que em alguns hotéis eles permitem o uso normal do biquíni. Eu levei aqueles biquínis cropped com a calcinha de cintura alta. Bem fechado, ele era quase um maiô, rs. E usei somente no hotel.

Mas atenção: Quem vai à praia não pode usar nem maiô e nem biquíni. Eles pedem para que você use um short (abaixo do joelho) e um blusão com manga. Eu sei, fica difícil aceitar e até mesmo entender os costumes. Mas, somos os visitantes e devemos nos adaptar e seguir as regras.

É possível beber bebidas alcoólicas no Qatar?

Há alguns hotéis e restaurantes que permitem a venda de bebidas alcoólicas. Mas é raro! No nosso hotel não era permitido e em todos os restaurantes que fomos também não.

Até podia ser um drink, mas era só um chá gelado mesmo 😀

E não se pode levar bebidas também! Fomos da Alemanha para o Qatar e as nossas malas estavam cheias de cervejas alemãs, rs. Fomos barrados pelas autoridades que não deixaram nós entrarmos com as bebidas. Elas ficaram retidas no aeroporto e só nos liberaram quando estávamos saindo do país.

Não posso esquecer de mencionar que a culinária árabe é sensacional!

As turistas são assediadas no Qatar?

Não! De forma alguma! O Qatar é super seguro não somente para as mulheres, mas para os turistas de uma maneira geral. Apesar de muitos pensarem ao contrário por conta de ser um país árabe.

Não há assédio com turistas. No entanto, nós devemos agir tal como agiríamos em nosso país se um desconhecido nos abordasse e nos oferecesse algo: Com desconfiança. Mas isso pode acontecer em qualquer lugar do mundo, não é mesmo?! E nós como mulheres, viajantes ou não, infelizmente devemos sempre estar atentas.

E você já foi ou sonha em ir conhecer o Qatar?

Amanda Saueia

Brasileira. Geminiana. Contadora. Apaixonada pelo novo, livros, fotografia, música e arte. LOUCA por viagens!

Comente pelo Facebook

Comentários:

Autor: Amanda Saueia

Brasileira. Geminiana. Contadora. Apaixonada pelo novo, livros, fotografia, música e arte. LOUCA por viagens!

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.