Mulheres no Marrocos: É seguro viajar sozinha? (Guia completo)

O Marrocos é um dos destinos mais fascinantes para quem se permite viajar sem preconceitos, e ir com uma mente aberta para uma cultura milenar e muito diferente da nossa.

Por ser um destino um tanto quando exótico para nós brasileiros, quando eu disse que viajaria novamente para o Marrocos, algumas pessoas começaram a me bombardear com perguntas, rs. Dentre elas a maioria: É seguro para uma mulher viajar para o Marrocos? É caro viajar para o Marrocos? No Marrocos as turistas são obrigadas a usar o véu? O Marrocos é um destino seguro para viajantes?

Marrocos

Conhecemos o Marrocos pela primeira vez em 2015, e claro pouca coisa sabíamos sobre esse país fascinante e misterioso. Nossa primeira viagem por lá foi muito rápida e mal deu tempo de conhecermos e emergimos na cultura local. Felizmente em 2018 voltamos ao Marrocos com a Siroco Tours  que além de pensar em cada detalhe da viagem, nos surpreendeu nos apresentando um Marrocos genuíno e muito rico em detalhes! Detalhes esses que só mesmo um marroquino pode desvendar.

É caro viajar para o Marrocos?

Uma das primeiras perguntas sempre é: Mas é  caro viajar para o Marrocos?

Não! Viajar para o Marrocos não é caro! Aliás o Marrocos é um dos países mais baratos para se viajar. O motivo é simples: A alimentação e a hospedagem são bem mais baratas se comparadas com outros lugares do mundo. Você pode almoçar no Marrocos a partir de R$ 7,97!

Mulheres no Marrocos e a cultura marroquina

Acampamento dos nômades Berbere no deserto

Marrocos é um país com tradição árabe e berbere, e cada vez mais, fica receptivo a novas ideias e novas mentalidades. Diferente do que pensamos inicialmente, no Marrocos as mulheres não são obrigadas a usar a burca, e ou o véu. Apesar de ser um país muçulmano, o Marrocos é o mais tolerante deles. É possível ver marroquinas sem o véu, sobretudo em Marrakech que é considerada uma das cidades mais modernas do país.

Mulheres marroquinas fazendo o tão famoso óleo de argan em uma farmácia berbere tradicional em Marrakech.

Por ser um país mais tolerante, a maioria das mulheres usam o véu apenas para cobrir os cabelos. Raramente vemos uma mulher de burca por lá. As mulheres no Marrocos também começam a conquistar o seu espaço, muitas já trabalham em farmácias, lojas de roupas, supermercados e etc.

Como turista, que roupa devo usar?

Bom, não gosto muito de dizer o que uma mulher deve ou não usar em pleno século XXI! Mas quando falamos de culturas diferentes da nossa, há que se ter o respeito. Afinal, nós somos os visitantes. Para o Marrocos a relação com as turistas é muito tranquila! Totalmente diferente da Índia, por exemplo.

Riad em Marrakech

Não é proibido usar e/ou deixar de usar nada! No entanto é de bom tom que não se use decotes muito profundos, saias muito curtas e que se tenha sempre um lenço na bolsa. O lenço pode ser necessário para cobrir os ombros e, ou os cabelos caso seja necessário.

Mulher marroquina trabalhando no Vale do Ziz

Nas duas vezes em que visitei o país não tive problema nenhum! E como era comecinho de primavera e ainda não estava muito quente usei calça jeans e casacos. E claro, o lenço sempre a tiracolo 😀

As turistas são obrigadas a usar o véu?

Não, as turistas não são obrigadas a usar o véu! Aliás como eu já disse anteriormente, muitas marroquinas não fazem o uso do véu. Mas por precaução eu levava um na bolsa sempre. Não foi solicitado para eu colocar o véu em nenhum momento durante minha estada no Marrocos, no entanto me ajudou um bocado quando atravessamos o deserto de camelo e ele me protegeu do vento e do sol 😀

Eu ganhei uma henna no meio do deserto, da minha anfitriã berbere, logo após nosso almoço maravilhoso!

É seguro para uma mulher viajar sozinha para o Marrocos?

Estrada ainda com neve no caminho para o deserto.

Totalmente seguro! As mulheres são muito respeitadas no Marrocos! Conheci no meio do deserto do Saara, na antiga rota Paris-Dakar uma senhora suíça que deveria ter lá os seus 65 anos e que estava viajando no Marrocos havia um mês, e já estava há quinze dias no deserto. Viajando sozinha no seu motor home!! Que aliás era sensacional! Almoçamos todos juntos no meio do deserto, em um local nada turístico que segunda ela era o melhor do Marrocos.

Road trip pelo deserto profundo

Durante nossa conversa perguntei se ela se sentia segura para viajar o país, até porque ela estava sozinha, dirigindo pelo deserto e aquilo me despertou muita curiosidade. Ela me respondeu que em momento algum teve medo ou passou por alguma situação em que não se sentisse segura. Claro que como mulher, nós sempre temos que tomar algumas cautelas, mas nada que fosse fora do comum, ou mesmo que desse medo. Como é o caso de viajar sozinha pela Índia, por exemplo.

As turistas são assediadas no Marrocos?

As turistas não são assediadas no Marrocos. Os marroquinos são muito respeitosos com as mulheres. No entanto, nós devemos agir tal como agiríamos em nosso país se um desconhecido nos abordasse e nos oferecesse algo: Com desconfiança. Mas isso pode acontecer em qualquer lugar do mundo! Pode viajar sem medo para o Marrocos!

Oasis em Vale do Ziz

Quais as precauções que uma mulher deve ter no Marrocos?

O Marrocos é o país de pechinchar, e isso começa já no aeroporto. Com mulheres, o abuso de preços pode ser maior ainda, principalmente em serviços como os táxis, se o valor não for previamente combinado. Mais uma vez eu reforço que é muito melhor você ir com agência para o Marrocos, já que é um país cheio de mistérios e o plus disso tudo é que você estará livre de ter que pechinchar a todo momento, rs. Mas de qualquer forma, algumas dicas por aqui podem te ajudar durante sua viagem por esse país fascinante!

Praça Jemaa El Fna durante a noite
  • Evite o contato visual: Dica que vale ouro em qualquer lugar do mundo! Só que no Marrocos se você fizer contato demais com um vendedor por exemplo ele pode querer te vender muito mais coisa do que você gostaria de comprar, e acredite eles são bem insistentes quando o assunto é fechar o negócio, rs. Por isso se não estiver muito afim de entrar na arte da negociação e da insistência, procure não dar muita moral, e só pergunte o preço das coisas se realmente houver o interesse da compra!

  • Ignore: Você estava andando pela medina e fez o contato visual sem querer. O vendedor já veio querendo te vender o objeto a todo custo e você não quer partir para a negociação e já falou para ele que não quer o produto. Mas, ele insiste em cantarolar no seu ouvido. Não perca mais tempo tentando explicar que você não quer comprar, apenas ignore e saia andando.

Veja também: Marrocos: Conheça as cidades imperiais

  • Evite andar sozinha pelos becos da medina: Dica mais importante para nós no quesito segurança e essa vale para qualquer lugar do mundo! Evite andar sozinha tarde da noite que dificilmente você correrá perigo durante sua viagem seja ela pra onde for.  Mas já que estamos falando do Marrocos: A medina é um labirinto! E você deve evitar andar sozinha por lá por dois motivos básicos: O primeiro é que você possivelmente irá se perder. O segundo é que  devemos evitar andar pelos becos escuros da medina após as lojas se fecharem e quando fica tudo escuro e quase ninguém na rua. As lojas geralmente fecham bem tarde da noite, em torno de umas 23 horas, então é bom voltar para o hotel quando elas ainda estão abertas.
  • Estou perdida, e agora? Se perdeu mesmo? Não sabe onde está e nem qual o caminho para onde deseja ir? Se acalme! Ao invés de pedir ajuda para qualquer pessoa na rua, peça em alguma loja, farmácia ou mesmo restaurante. Eles poderão te ajudar de uma melhor forma na hora de voltar para o seu riad ou hotel. 
  • Esteja sempre atenta: Somos brasileiras e estar sempre atentas já faz parte do nosso dna não é mesmo? Mesmo assim não custa reforçar! Marrocos é um país lindo e cheio de histórias para contar. No entanto, devemos estar sempre atentas a tudo o que acontece ao nosso redor, principalmente em lugares com muitas pessoas como é o caso da famosa Jemaa el Fna em  Marrakech. 
Oasis em Vale do Ziz, Marrocos.

Viu só? Nada muito cabuloso e nem fora do comum para nós, mulheres. Apenas algumas medidas de cautela que já estamos acostumadas mesmo 😀 No mais, se divirtam e aproveitem cada momento nesse país único e encantador!

Amanda Saueia

Brasileira. Geminiana. Contadora. Apaixonada pelo novo, livros, fotografia, música e arte. LOUCA por viagens!

Comente pelo Facebook

Comentários:

Autor: Amanda Saueia

Brasileira. Geminiana. Contadora. Apaixonada pelo novo, livros, fotografia, música e arte. LOUCA por viagens!

Deixe um comentário