O que fazer em Marrakech?

Marrakech é uma das cidades mais visitadas no Marrocos e é claro, não é por menos, ela é super animada e na minha opinião, indispensável em qualquer roteiro pelo país. Quer ver?

Nesse post vou te mostrar o que fazer em Marrakech e espero ajudá-lo a montar o seu roteiro.

Marrakech ou Marraquexe é a quarta maior cidade de Marrocos e é também uma das quatro cidades imperiais do país. Conhecida como a cidade “vermelha”, é lá que fica a famosa praça Jeema El-Fna.

O que fazer em Marrakech

A convite da Siroco Tours, estivemos no Marrocos em janeiro de 2018 e foi uma experiência incrível. Tivemos dois dias lá e com certeza nosso roteiro foi otimizado com a ajuda da agência e é claro com o guia local que nos ensinou muito sobre a cidade e os pontos turísiticos.

Mas vamos lá. Há muito o que se fazer em Marrakech, porém considero como principal e até possível de ir em um dia (caso não tenha muito tempo) o seguinte roteiro:

Palácio Bahia

Você pode iniciar o seu dia visitando o Palácio Bahia, que leva esse nome “Bahia” que significa belo, bela, reluzente.

São 8 hectares de extensão do palácio, sendo que nele há 150 quartos, pátios e jardins.

Antigamente ela era habitado por Abu Bou Ahme, como um harém das suas 4 esposas e 24 concubina. Hoje é um museu aberto a visitação. O valor para entrar é 10 dirhans (pouco menos que 1 euro) e o horário de visitação é às sextas, das 8:00 às 17:00 horas e nos demais dias, das 9:00 às 16:30 horas.

Eu acho interessante visitar o Palácio com um guia, pois há muito que aprender e descobrir sobre.

Outra coisa, não é todo o Palácio que está aberto a visitação, somente uma parte dele. 😀

Túmulos Saadianos

Após a visitação Palácio Bahia, visite os Túmulos Saadianos, que é um mausoléu coletivo onde estão sepultados cerca de 60 membros da dinastia saadiana, que reinou em Marrocos nos séculos XVI e XVII.

O valor para entrar é 10 dirhans também e o horário de funcionamento é das 9h às 16h45.

Prepare-se porque geralmente há uma fila bem grandinha para visitar os túmulos reais.

Mesquita Koutoubia

O minarete da mesquita é a construção mais alta da cidade.

Saindo dos Túmulos Saadianos, siga para a Mesquita Koutoubia, para tirar uma fotinha do lado de fora, rs, caso você não seja muçulmano. Digo isso porque somente muçulmanos podem entrar na Mesquita.

A torre tem 69 metros de altura e uma largura de 12,8 metros e é o edifício mais alto de Marrakech. Nosso guia nos disse que tem uma lei que proíbe qualquer construção que ultrapasse a altura da mesquita.

Praça Jeema El-Fna

Provavelmente já será hora do almoço… então que tal almoçar na praça mais famosa de Marrakech? Lá tem vários lugares baratinhos para comer! E ah, não esqueça de tomar sempre que possível o suco de laranja na praça. É uma delícia! O suco de laranja custa 4 dirhans, mas como estávamos em 3 pessoas, sempre negociávamos 3 por 10, rs.

Pechinchando sai 3 por 10 dirhans.

Visitar a Praça Jeema El-Fna de dia/tarde é totalmente diferente de visitá-la à noite. De dia há encantadores de serpentes, apresentações de danças, comerciantes e muito movimento! Com o cair da noite, eles armam barracas no centro da praça com várias opções de comidas e também de comércio.

Então a dica é conhecê-la durante o dia e a noite.

Jardim Majorelle

Fonte Azul do Jardin Majorelle. Fonte: jardinmajorelle.com

Após o almoço visite o Jardim Majorelle, que é um jardim botânico inspirado nos jardins islâmicos e também funciona um museu da cultura berbere.

Palmeiras do Jardin Majorelle, Fonte: jardinmajorelle.com

Em 1980 o estilista Yves Saint Laurent e seu companheiro Pierre Bergé compraram o local e passaram a viver lá. As cinzas de Yves Saint Laurent, falecido em junho de 2008 foram dispersadas no roseiral e lá há um memorial com o seu nome em sua homenagem.

Memorial Yves Saint Laurent no Jardin Majorelle em Marrakech, Marrocos.
Memorial Yves Saint Laurent. Fonte: jardinmajorelle.com

O horário de funcionamento é:

  • De 1 de outubro a 30 de abril: das 8h à 17h30
  • De1 de maio a 30 de setembro: das 8h à 18h
  • No período do Ramadã: das 9h à 17h.

O valor do ingresso para nós, turistas é de 70 dirhans.

Para mais informações visite o site oficial do Jardins de Majorelle.

Madraça Ben Youssef

 

Se ainda tiver tempo, você pode visitar a Madraça Ben Youssef, que antigamente era uma faculdade, onde mais de 800 estudantes viveram e hoje é um museu aberto ao público. O valor da entrada é 6 euros, e o horário de visitação é das 09:00h às 17:00h, de segunda a domingo.

Faça um Hamam

Spa de Haman em Marrakech, Marrocos.
Local onde são feitos os hamans. Fonte: spa-hammam1001nuits.com

Ao final do dia, aconselho a fazer um hamam, que também é conhecido como banho turco! Nós fizemos nessa última viagem a Marrakech, em janeiro de 2018 e AMAMOS!

O hamam marroquino é basicamente um banho com esfoliação corporal com sabão negro, intercalado com sauna a vapor.

Escolhemos uma casa de hamam super tradicional que ficava dentro da medina chamada Spa Hammam 1001 Nuits. Escolhemos o pacote “hamam + 30 minutos de massagem com óleo de argan” por 330 dirhans. Como estávamos em 3 pessoas, negociamos e conseguimos por 300 dirhans para cada.

O ideal é tentar marcar com uma certa antecedência, pois há uma grande procura não só pelos locais como também pelos turistas.

O Spa Hamam 1001 Nuits funciona de segunda à domingo das 9h às 20h.

Jante na Praça Jeema El-Fna

Após o seu hamam, é hora de comer! Rs. Tem vários restaurantes em torno da praça ou até mesmo barracas no centro, caso prefira gastar menos e comer bem também.

Nós jantamos em uma das barraquinhas, que os preços são quase todos iguais e comemos cada um 5 espetinhos (kebabs) por 30 dirhans.

E é claro, aproveite para tomar mais uma vez o famoso suco de laranja, rs.

Visite os souks da medina

Os souks (mercados), ficam abertos até tarde. Se não me falha a memória, nos dias que estivemos lá ficávamos andando pela medina e souks até tarde da noite, umas 22:30 por aí.

Vale a pena visitar de dia, de noite e é claro, fazer uma comprinhas, rs. Mas lembre-se: sempre negocie! Geralmente eu oferecia 40%, 50% do preço inicial que os vendedores me passavam e na maioria das vezes conseguia comprar pelo preço limite que eu estabelecia. 😀

Carrefour e Menara Mall

Outra coisa legal também é visitar o Carrefour e também o Menara Mall, shopping que fica logo ao lado. Eles ficam do lado de fora da medina de Marrakech. Eu digo que é legal porque as vezes CANSA ficar negociando sempre… então lá os preços são fixos e é possível encontrar várias coisas para trazer ao Brasil, como chá de menta, óleo de argan (com certificado original e garantia), vinhos marroquinos, docinhos, temperos, etc.

Escolhendo vinhos marroquinos no Carrefour de Marrakech.

Onde fica tudo

Mais dias em Marrakech?

Se tiver mais dias em Marrakech, há muitas outras coisas para fazer, mas eu digo, andar pela medina e se perder nela é uma aventura e um passeio e tanto.

Então caso não queira conhecer outros pontos turísticos, aproveite o seu tempo para passear por lá sem se preocupar com o horário. Conheça uma farmácia berbere, entre em um restaurante e tome um chá de menta, enfim, o que fazer lá não falta!

Dependendo da época que você estiver lá, como no verão por exemplo, optar por um riad com uma piscina pode ser uma boa opção!

Quer saber o que tem mais para conhecer no Marrocos? Veja nosso post com o roteiro de 11 dias no Marrocos.

Gostou do  post e ficou com vontade de saber mais sobre o Marrocos? Então não deixe de assistir nossos vídeos no canal do YouTube, que lá mostramos tudinho! E ah, não se esqueça de se inscrever em nosso canal para acompanhar nossas publicações semanalmente, ativar o sininho, como também curtir e compartilhar os vídeos, rs.

E aí? Ficou com vontade de ir ou voltar pra Marrakech? Conta aqui pra gente! O que eu posso dizer é que eu acabei de ir e não vejo a hora de voltar 🙂

Rodrigo Coelho

Advogado.
Apaixonado por culturas, cheiros e sabores diferentes.
Viajante compulsivo.

Comente pelo Facebook

Comentários:

Autor: Rodrigo Coelho

Advogado. Apaixonado por culturas, cheiros e sabores diferentes. Viajante compulsivo.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.