12 coisas que você precisa saber antes de viajar para o Marrocos!

Marrocos, esse país soberano localizado ao norte da Africa mais precisamente na região de Magrebe é o sonho de muitos viajantes, sobretudo dos mais ousados. Mas que tal começarmos falando sobre as 12 coisas que você precisa saber antes de viajar para o Marrocos?

1- Preciso de visto para entrar no Marrocos?

Nós brasileiros não precisamos de visto para entrar no Marrocos se planejamos ficar por lá menos de 90 dias. Tem passaporte de outro país? Confira aqui se há necessidade de visto.

2- Qual a língua falada no País?

A língua oficial do Marrocos é o francês. No entanto os marroquinos falam muito uma mistura fascinante de árabe e Berbere. E claro ainda falam fluentemente espanhol e inglês. É uma viagem possível para quem não fala muito bem o inglês mas consegue se virar no espanhol, ou portunhol rs.

3- Qual a moeda local?

A moeda oficial do Marrocos é o Dirham marroquino. Alguns lugares é aceito o euro, mas se você fizer isso acaba perdendo dinheiro. É importante que você troque seus euros nas casas de cambio com boa cotação antes de se maravilhar com o Marrocos.

E eles aceitam cartão de crédito? A maioria dos lugares aceita sim, no entanto não podemos nos esquecer do IOF cobrado pela utilização do cartão de credito internacional. Além de que alguns souks (mercados ao ar livre) aceitam somente dinheiro e claro, não posso deixar de mencionar que eles negociam muito antes de fecharem o negocio, esteja preparado para deixar fluir essa negociante que existe em você!

4- Seguro viagem é obrigatório para entrar no Marrocos?

O Marrocos é um país extremamente seguro e pacífico. E não, não é obrigatório, no entanto é muito arriscado que você viaje sem seguro viagem seja para o Marrocos, seja para qualquer outro destino. Nunca sabemos quando ficaremos propícios a uma fatalidade, e o seguro morre de velho, né?

Veja também: 9 motivos para fazer um seguro viagem!

5- Devo seguir algum costume durante minha estada por lá?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, Marrocos é um país com alguma liberdade de costumes; Devido a uma longa história de tolerância e contato com o turismo os marroquinos são bem mais relaxados em relação aos trajes das turistas.

Atenção canhotos: O uso da mão esquerda é designado para higiene pessoal. Portanto nunca dê um aperto de mão com a mão esquerda eim, rs.

Os marroquinos sao proibidos pela religião muçulmana de beber qualquer tipo de álcool. Então oferecer-lhes bebida, principalmente em público  é totalmente desaconselhável. No entanto, isso não se aplica aos turistas, há diversos restaurantes que vendem bebidas alcoólicas.

6- Internet

Você encontrará wifi gratuito em hotéis, restaurantes, riads, cafés… mas também pode optar por comprar um chip local para ter acesso a internet o tempo todo no seu celular.

7- Alimentação

A produção dos alimentos no Marrocos é quase que exclusivamente local. Então você não verá muitos alimentos enlatados e/ou industrializados por lá. E isso é uma das coisas mais fascinantes nesse país. A comida chega até você sem qualquer tipo de processamento. Exatamente como nos velhos tempos: Colhido e trazido para o seu prato. E ah, existem vários pratos tradicionais que se adaptam para o vegetarianos!

Aproveite muito o sabor da culinária marroquina. Frutas, verduras e legumes também podem ser consumidos sem medo! Mas atenção: Evite comer peixes em áreas fora das cidades costeiras. Como na maioria dos países, devemos beber água engarrafada. Apesar de muito segura e pura a água no Marrocos não tem a mesma composição química que estamos acostumados. No mais, não se pode esquecer remédios que na minha opinião são obrigatórios em qualquer viagem como para dor de cabeça, diarreia, febre, enjoos..

Veja também: Bagagem de mão: o que levar?

8- Existe alguma vacina obrigatória ou recomendada?

Não existe nenhuma vacina recomendada ou obrigatória para viajar para o Marrocos. Entretanto como sugestão sugiro se vacinar contra hepatite e tétano.

9- Deserto

Dormir no deserto é sem sombra de dúvidas uma experiência única! E contamos tudo nesse post: Um noite no deserto de Zagora.

Se você leu o post sobre o deserto e ficou encantado, deixa eu te falar algumas coisas que você deve se preocupar antes de passar por essa experiência incrível!

Você deve levar roupas frescas para o dia e um casaco quente para a noite. Não se esqueça do lenço ou écharpe de algodão para se fazer um turbante na cabeça. Ele irá te ajudar a se proteger do sol. Os sapatos devem ser confortáveis, e caso decida fazer a viagem de camelos ate as tendas não se esqueça de levar muita água! E acredito que uma das coisas mais importantes para o deserto: A máquina fotográfica! A sensação de se estar no deserto é única, e as belas fotos te lembrarão para sempre de uma das experiências mais fantásticas da sua vida!

11- Tomada e voltagem

A corrente elétrica do Marrocos é 220v. Se por um acaso alguns dos seus objetos não são bivolts e a corrente elétrica da sua cidade seja de 110v, sugiro levar um transformador.

Quantos as tomadas, elas são dos tipos C e E (conforme ilustração abaixo) Mas sugiro comprar um adaptador universal e não terá mais problemas em suas viagens.

 

12- Ramadã

Seja mais empático caso visite o Marrocos no mês do Ramadã. A data muda anualmente de acordo com o calendário lunar.

O Ramadã é um dos pilares do islamismo. Durante o período do Ramadã é o tempo de renovação de fé, vivencia mais profunda com os familiares, praticas de caridade, leitura mais assídua do Alcorão,  e a pratica do jejum que vai do nascer ao por do sol. Respeitar a cultura local é imprescindível para se ter uma boa troca de conhecimentos.

Gostou do  post e ficou com vontade de saber mais sobre o Marrocos? Então não deixe de assistir nossos vídeos no canal do YouTube, que lá mostramos tudinho! E ah, não se esqueça de se inscrever em nosso canal para acompanhar nossas publicações semanalmente, ativar o sininho, como também curtir e compartilhar os vídeos, rs.

Veja também: 10 motivos para conhecer o Marrocos!

Amanda Saueia

Brasileira. Geminiana. Contadora. Apaixonada pelo novo, livros, fotografia, música e arte. LOUCA por viagens!

Comente pelo Facebook

Comentários:

Autor: Amanda Saueia

Brasileira. Geminiana. Contadora. Apaixonada pelo novo, livros, fotografia, música e arte. LOUCA por viagens!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.