Viajando só com a mala de mão

Viajando somente com a bagagem de mão, é possível? Como muitas pessoas já sabem, a ANAC – Agência nacional de Aviação Civil aprovou no fim do ano passado o fim da franquia de bagagem. Mas o que significa isso? Significa que agora, o passageiro não tem mais direito a mala despachada, viajando só com a bagagem de mão, ou claro pagando para despachar sua bagagem.

Viajando somente com a bagagem de mão

Apesar da polêmica, muitos dizem que isso irá beneficiar os viajantes futuramente, já que abre espaço para as companhias aéreas de baixo custo, as famosas low cost. Eu estou torcendo para que isso aconteça e que não demore muito!

Mas enquanto isso não acontece, temos duas opções: Ou pagar por ter sua mala despachada, e isso varia de acordo com a companhia aérea escolhida. E varia também de acordo com o peso da mala e quantidade. Ou decidimos fazer desse limão, uma limonada e viajar só com a mala de mão, rs.

E pra te ajudar, caso você decida pela segunda opção, vou te dar dicas imprescindíveis para seguir viajando somente com a bagagem de mão!

Escolha a mala certa

Primeira coisa, é se certificar  se a sua mala tem o peso e as medidas permitidas. Embora cada companhia aérea tenha suas próprias regras sobre a mala de mão, a grande maioria delas permitem uma bagagem de mão de até 10 kg e mais um item pessoal. O que pode ser uma bolsa, uma mochila pequena, uma pasta para notebook…

No geral as medidas permitidas padrão entre as companhias aéreas são: 55 cm x 35 cm x 25 cm. Como eu disse, essas são as especificações padrão entre as companhias aéreas, no entanto vale a pena você confirmar no site da sua companhia a regra certinho para a bagagem de mão.

Para você não ter problemas na hora do check in, é interessante que você pese sua bagagem sozinho antes.

Existem balanças portáteis que são leves e cabem na palma da mão, e claro na sua bagagem de mão também, rs!

Acredite, isso quebra um super galho, é um item ótimo para levar em qualquer viagem!

Uma vez, escapamos de ter que pagar pelas nossas bagagens de mão quando estávamos viajando pela Europa, por conta dessa balança portátil 😀

Leve somente o necessário

O lado bom de viajar, só com uma mala de mão é justamente tentar ser uma pessoa mais minimalista rs! Esqueça aqueles itens que você talvez acha que vai usar em algum momento da sua viagem, e opte por levar aquelas que são indispensáveis!

E quais seriam os indispensáveis?! Primeiro de tudo, é claro os seus documentos de viagem e também os pessoais.

Remédios também são importantes mas leva aqueles que realmente você pode usar, e esqueça aqueles que “Ah, se acontecer x eu terei esse remédio y”.

Na sua necessaire leve coisas que você realmente usa, e esqueça os supérfluos! Se liberte! Afinal você não precisa de muita coisa assim para sobreviver não é mesmo?

Veja também: Bagagem de mão: O que levar na sua?

Roupas e sapatos

Praticidade é a chave de tudo na vida, e ainda mais quando estamos falando de espaços reduzidos como bagagem de mão por exemplo.

Invista em roupas mais leves, que não amassam com facilidade e que você consiga fazer os famosos rolinhos com elas. Além de ocuparem menos espaço, você não precisa se preocupar com amassos na roupa.

Além das roupas com tecidos mais leves, é interessante que você leve peças mais neutras e fáceis de combinar uma com a outra. Como peças em tons claros, marrons, pretos e cinzas. Ou você pode decidir por uma paleta de cores para toda a mala.

Leve mais peças de cima do que peças de baixo, e prefira peças que você consiga montar outros looks usando ela mais de uma vez, por exemplo.

O mesmo vale para sapatos! Desista de levar todos os seus calçados pra uma única viagem! Aposte em sapatos versáteis, confortáveis e pequenos.

Se for levar aquela bota, ou sapato mais pesado, já viaja com ele, assim também economiza espaço! Faça o mesmo com aquele casacão, ou mesmo jacketa! Leve na mão e economize espaço na sua mala!

E você, tem mais dicas de como a gente pode continuar viajando somente com a bagagem de mão?

Amanda Saueia

Brasileira. Geminiana. Contadora. Apaixonada pelo novo, livros, fotografia, música e arte. LOUCA por viagens!

Comente pelo Facebook

Comentários:

Autor: Amanda Saueia

Brasileira. Geminiana. Contadora. Apaixonada pelo novo, livros, fotografia, música e arte. LOUCA por viagens!

Deixe um comentário