7 Dicas para economizar em viagens internacionais!

Com o dólar em alta e nossa inflação, chega a ser difícil pensar numa viagem pro exterior, não é mesmo? Mas pra te ajudar a se programar e além de fazer sua viagem acontecer, de quebra economizar em viagens, separei umas dicas valiosas pra te dar!

Economizar em viagens

Viajar para o exterior é um sonho de muitos! Eu mesmo vivia sonhando acordada até que finalmente tinha chegado minha vez rs. Em tempos de inflação você pode estar achando que é impossível conseguir viajar e ainda por cima, economizar em viagens não é mesmo? Mas vou te ajudar com essas sete dicas a viajar mesmo assim, porque viajar é como se dizem por ai ”Direito universal”!

1 – Fuja de alta temporada

Sei que parece obvio mas muitas pessoas acabam esquecendo desse pequeno mas super importante tópico! Viajando em alta temporada você vai gastar o triplo, quadruplo do que gastaria em meses onde a procura não é muita. Claro, a oferta é maior, logo os preços também. Além de economizar em viagens, você não vai ter muita disputa com lugares e/ou atrações turísticas que deseja conhecer. Então se puder, aceite trocar suas férias por meses mais calmos do ano, o seu bolso vai agradecer no final 😀

2 – Não utilize cartão de crédito

Se aqui no Brasil, a gente já deve usar o cartão de crédito com uma certa cautela, imagina viajando pro exterior?! Isso porque primeiro com o cartão de crédito você acaba perdendo a noção do que já comprou já que não esta vendo ”diretamente” seu dinheiro sendo gasto, a surpresa só vem depois e muito provável quando você já estiver de volta ao Brasil. E segundo porque no cartão de crédito temos o famoso IOF (Imposto de operações financeiras) que atualmente está em 6,38%.  Além da cobrança do IOF, na hora do fechamento da sua fatura, o dólar pode estar em alta e o seu produto ou serviço pode sair bem mais caro do que você havia suposto na hora da compra.

3 – Compre o necessário

Esqueça a feirinha, os souvenirs haha, eu sei! É tentador! Mas antes de sair por ai comprando tudo o que você vê pela frente, para e pensa se realmente precisa disso. Pode parecer uma balela, mas no final você vai ver a diferença de se economizar em viagens! Esqueça a empolgação, respire fundo e resista! No final, você nem vai se lembrar desses pequenos detalhes. E isso vale para presentes também viu? Não adianta querer comprar lembrancinhas pro pai, pra mãe, cachorro, paraguaio, periquito… além de pesar na mala, provavelmente eles nem vão usar. E ah, não se preocupa! Tenho certeza que ninguém vai ficar chateado por isso, afinal o mais importante é você aproveitar a viagem que sempre quis fazer não é mesmo?! Coloco minha mão no fogo se as pessoas que te amam não pensam o mesmo que eu! 😀

4- Planeje sua viagem com antecedência

Old but gold essa dica né não? rs. Mas é certo! Quanto mais você planejar antecipadamente sua viagem, melhor será pra você! Isso porque você evita a euforia e acabando focando nos gastos realmente importantes como hotel, alimentação, passeios imperdíveis e etc.. E quando a gente tá naquela euforia e com a viagem em cima, acabamos gastando com coisas que nem são assim tão importantes e pagando mais caro por isso.

5- Vá de busão

É sempre melhor você escolher ficar em hotel, hostel ou airbnb mais próximo do centro ou das atracões que você deseja visitar em cada cidade escolhida. Mas muitas vezes isso não ocorre. Então ao invés de ter esse gasto extra com táxis ou mesmo uber, que tal aproveitar e ir de transporte público? Além de mais barato, você aproveita e tem uma certa experiência como morador local!

Veja também Como viajar com pouco dinheiro?

6- Faça você mesmo sua própria comida

Pra economizar de verdade, tem que colocar a mão na massa..rs! Então melhor fazer uma lista das coisas que você precisa e ir ao mercado. Isso vale pra itens de higiene pessoal e alimentação também! Opte por coisas mais fáceis de fazer como ovos, omelete, macarrão.. isso facilita sua vida na hora  da preparação também. Fora que por mais gostoso que seja cozinhar, não dá pra perder muito tempo na cozinha enquanto se está viajando, não é verdade?

7- Viaje para países com custo de vida mais baixo

Mesmo com a crise econômica que estamos passando aqui no Brasil, ainda é possível fazer uma viagem internacional, mas pra essa viagem sair mesmo do papel que tal escolher países que nem são tão visados assim? Como por exemplo: O que você acha de trocar uma viagem pra Nova York e ir conhecer a Colômbia? Além da moeda deles ser mais desvalorizada frente ao real, o custo de vida também é mais baixo, o que vai garantir uma excelente viagem com custo menor para você, viajante! E se junto com isso você ainda tiver um espirito aventureiro, ainda pode trocar hospedagem com trabalho! Invista nos países do leste europeu, América do Sul  e Ásia! Quer saber mais sobre isso? Clica aqui!

Dicas anotadas? Então faça agora essa viagem internacional sair do papel!

Amanda Saueia

Brasileira. Geminiana. Contadora. Apaixonada pelo novo, livros, fotografia, música e arte. LOUCA por viagens!

Comente pelo Facebook

Comentários:

Autor: Amanda Saueia

Brasileira. Geminiana. Contadora. Apaixonada pelo novo, livros, fotografia, música e arte. LOUCA por viagens!

Deixe um comentário