Bagagem de mão: O que levar na sua?

Se antes fazer uma boa bagagem de mão, já era item indispensável pra qualquer viajante, agora que as leis de bagagem mudaram e as companhias aéreas estão cobrando para despachar bagagem, fazer uma boa mala pode ser sua melhor solução!

Planejamento é tudo na hora da organização

Bagagem de mão é indispensável para qualquer viajante.  Ainda mais agora com as novas mudanças feitas pela Anac. Se você, ainda não sabe do que eu estou falando, clica aqui.  Agora se você já passou por alguns perrengues de viagem, que podem facilmente ser recorrentes na vida de um viajante, vem comigo que eu vou te ensinar a não passar mais por eles!

O que levar na minha bagagem de mão?

1 – Necessaire com itens básicos de higiene;

Voos longos, viagens de ônibus ou mesmo trem pedem uma necessaire mais elaborada. Afinal você vai passar um bom tempo viajando, e vai precisar escovar os dentes, pentear o cabelo, lavar o rosto.. enfim.

Os itens de higiene que não faltam na minha necessaire são: Escova e pastas de dentes, fio dental, álcool gel, sabonete pequeno (pode ser em liquido ou barra) e lenços umedecidos.

2- Kit Beleza

Eu não sou o tipo de garota que faz maquiagem pra viajar então vocês não ver na minha necessaire kits de maquiagem. Claro que eu sempre levo kits básicos de sobrevivência, mas eles vão na mala despachada. Na minha mala de mão, eu tento ser o mais minimalista possível e levar somente o que eu irei usar. Os meus queridinhos de sobrevivência são: Lip balm, um elástico de cabelo, um creme de mão (daqueles miniaturas mesmo), lenços umedecidos, e uma máscara de dormir. Geralmente eu coloco eles naquela primeira necessaire, aquela com os kits de higiene 😀

3- Máscara de dormir

Pode parecer exagero mas depois você vai me agradecer! Muitas pessoas não conseguem dormir nos aviões, ônibus ou trem. Então elas vão querer ler, ou mesmo assistir filme durante a viagem. E pra você conseguir descansar, melhor não esquecer sua máscara!

4- Meias e travesseiro de pescoço

Não vivo sem levar as meias na mala de mão! Geralmente no avião faz muito frio durante a noite, e mesmo que eu leve meu casaco e use o edredom sem elas eu não consigo dormir.

Já o travesseiro de pescoço, acho totalmente dispensável. Eu não consigo dormir com eles, mas sei que para muitos viajantes ele é fundamental. Então sugiro que você faça o teste e descubra de qual team você é, rs.

5- Pastinha com documentos e canetas

É importante que você deixe seus documentos separados e de fácil acesso para quando você precisar. Geralmente na imigração, eles pedem. Já a caneta serve para você preencher formulários de entrada no País, mesmo que você já tenha o visto.

Documentos que eu levo: Minha reserva de passagem tanto de ida quanto de volta, meu visto impresso (caso seja obrigatório) , reserva do hotel, hostel ou airbnb e seguro viagem.

6- Eletrônicos

Em hipótese alguma despache seus eletrônicos! Arrume um lugar para eles dentro da sua bagagem de mão, além de protegê-los você pode precisar deles durante o tempo que estiver viajando. Eu adoro baixar minhas séries pra ver durante o voo, já que por mais que hoje em dia, os aviões contam com inúmeros canais de entretenimento eu já cheguei a pegar voos que não tinha nada de legal ou novo passando, e o notebook me salvou 😀

7- Livros e/ou e-readers

Pra quem ama livros como eu, esse item já é indispensável na bolsa do dia-a-dia, quem dirá em longas horas de viagem, rs. Se você não gosta muito de livros, pode levar revistas ou caça-palavras (É assim que fala na sua cidade, também?) Já os e-readers são ótimos para quem quer ler tipos de livros diferentes e não quer carregar muito peso!

8- Necessaire dos cabos e carregadores…

Eu detesto ter que misturar um item com outro, então tenho uma(s) rs. necessaires diferentes, para coisas diferentes.

Nessa segunda necessaire eu coloco os carregadores de celular, e da bateria extra. Assim como meu fone de ouvido, porque sim eu não consigo usar aqueles maiores que são distribuídos no avião. E também cabo usb e adaptador universal. Acreditem, esse carregador universal salva a vida!

9- Casacos ou jaquetas

Como já falado no item 4, no avião faz muito frio durante a noite. Casaco é meio que item obrigatório, mesmo se você não for tão friorento assim. É como dizem: O seguro, morreu de velho!

10- Uma muda de roupa

Apesar de sempre passar despercebido, pode te livrar de uma baita dor de cabeça! Lógico que a gente nunca deseja que nossa mala despachada seja perdida né? Mas acontece, e com mais frequência do que imaginamos. Então, para se prevenir melhor levar uma muda de roupa na sua bagagem de mão. Assim se você precisar, vai ter um tempinho a mais para resolver uma possível marimba na sua vida, rs.

11- Comidinhas e garrafa de água vazia

Como a gente já conversou, anteriormente algumas conexões são longas. Você pode demorar horas em aeroportos. E como sabemos, aeroportos geralmente custam um rim não é mesmo? Como o lema desse blog é ajudar você a viajar gastando pouco para poder viajar mais, esse item é indispensável!

Garrafa vazia serve para você colocar água nos aeroportos mesmo, que tem milhares de bebedouros e também na sua viagem, ter elas na sua mochila é uma mão na roda.

Já as comidinhas tem a mesma função. Afinal a gente nunca sabe se vamos precisar, não é mesmo? Meus preferidos são: Barras de cereais e castanhas. Mas atenção para você evitar problemas, melhor levar as castanhas que foram embaladas industrialmente do que aquelas compradas in natura, porque dependendo do lugar, eles podem pedir pra você jogar fora.

Ps: Chicletes podem te ajudar a despressurizar o ouvido no voo.

Veja também: Guia indispensável para mulheres viajantes

Mas, e o que não levar na bagagem de mão?

Já falamos sobre os itens indispensáveis, agora vamos falar do que não levar na sua bagagem de mão!

1- Líquidos com mais de 100 ml; Eles jogam fora sem dó!

2- Aerosol (spray, desodorante..) Se precisar levar desodorante, leve algum roll-on

3- Explosivos e líquidos inflamáveis

4- Fósforos, explosivos e armas de fogo

5- Objetos pontiagudos como facas, tesouras, canivetes, estiletes…

E você tem algum item indispensável que deseja acrescentar nessa listinha?

Amanda Saueia

Brasileira. Geminiana. Contadora. Apaixonada pelo novo, livros, fotografia, música e arte. LOUCA por viagens!

Comente pelo Facebook

Comentários:

Autor: Amanda Saueia

Brasileira. Geminiana. Contadora. Apaixonada pelo novo, livros, fotografia, música e arte. LOUCA por viagens!

4 pensamentos

Deixe um comentário