Fernando de Noronha: Parte 3 – Passeios e Praias Urbanas

Além das praias que conhecemos no segundo dia de Ilha pelo Ilha Tour, existem também os passeios e praias urbanas em Fernando de Noronha. As praias e a vida marinha em Noronha são extremamente preservadas, por isso o acesso nem sempre é tão simples.

Passeios e praias urbanas em Fernando de Noronha

Os Passeios e praias urbanas em Fernando de Noronha são bem próximos, afinal a ilha é pequena. A Praia do Cachorro, do Meio e da Conceição são denominadas praias urbanas porque são bem próximas á Vila. O acesso a elas é um pouco mais fácil, mas mesmo assim, ainda é preciso fazer uma caminhadinha e, geralmente, subir e descer morros ou escadas hehehe.

Mas essas praias mais próximas da vila são também um charme que só!

Praia do Cachorro

A Praia do Cachorro é a mais baratinha dentre elas, existem três barracas por lá que servem petiscos, almoços e também bebidas.

Pôr-do-Sol na praia do Cachorro

Praia do Meio

A Praia do Meio fica entre a praia do Cachorro e Conceição. Nesta praia não existe nada, é bem deserta, mas vale muito a pena ir pela beleza e também pela paz de caminhar ou mesmo sentar e admirar o marzão!

A Praia do Meio fica escondidinha entre a Praia da Conceição e a Praia do Cachorro.

Praia da Conceição

Entre a Praia do Meio e a Praia da Conceição fica um barzinho super charmoso chamado Bar do Meio Lounge. Logo adiante, na Praia da Conceição há também aluguéis de guarda sol e cadeiras, assim como uns petiscos e umas bebidinhas.

Trilhas curta e longa do Atalaia

Continuando nosso dia de Passeios e praias urbanas em Fernando de Noronha. Chegamos as famosas trilhas de Noronha. Existem várias, mas devido ao nosso tempo ser curto, fizemos apenas essa. Esta trilha é a mais concorrida por lá. Por isso, eu reforço o que eu disse no primeiro post que está aqui. Na primeira oportunidade que tiver, vá ao ICMBio agendar sua trilha, se deixar para depois é bem provável que fique sem, pois existem limites de visitação por dia, e como eu já disse o pessoal do Ibama controla muito a preservação por lá.

Como funcionam as trilhas?

Ainda no roteiro de Passeios e praias urbanas em Fernando de Noronha, vamos falar da trilha curta do Atalaia que é auto guiada, ou seja, você consegue fazer sozinho e NÃO PAGA nada para isso. Apenas deve agendar sua visitação e comparecer no portão na hora e local indicados. Nesta trilha É PROIBIDO o uso de protetor solar e repelentes! Então como fazer para se proteger do sol? Olha, não é tanto tempo assim que você vai ficar exposto, deve ser por volta de uma hora (levando em consideração a ida, porque saindo da água você já pode aplicar os produtos) MASSS se você não suporta ou não pode ficar sem proteção, eu aconselho você a comprar aquelas malhas de manga longa com proteção UVA/UVB, inclusive, elas podem ser muito úteis no restante da viagem!

A trilha longa consiste as três piscinas naturais: Atalaia, Pontinha e Caieiras. Portanto, quem optar por fazer a trilha longa como eu, já inicia com a curta.

A trilha longa dura em torno de cinco à cinco horas e meia. Iniciando com a piscina natural do Atalaia. Infelizmente, como nosso horário começava às 14h, o tempo estava virando e a maré subindo, nosso guia Felipe nos indicou começar direto pela piscina natural da Pontinha para não perder a última piscina natural que é a melhor das três: a piscina natural de Caieiras. Com o aperto no coração, abrimos mão do Atalaia, e tentamos marcar a auto guiada mas, infelizmente só haveria vaga para um dia depois da nossa partida.

Voltando a trilha, o começo é muito tranquilo e a paisagem, como vocês podem imaginar é mesmo de tirar o fôlego!

Piscina natural de Pontinha

Primeira parada para banho foi na piscina natural da Pontinha. Por conta da maré estar subindo muito rápido, o mar já estava agitado. Existem muitas pedras por lá, e eu acabei me machucando numa delas, mas valeu a pena pela observação da vida marinha.

A partir dai a coisa ficou séria! Depois da praia da Pontinha, a caminhada é feita sobre pedras vulcânicas. São 1,95 km de pedras para se chegar á praia de Caieiras. Haja perna e equilíbrio!

Piscina natural de Caieiras

Por fim, chegamos a última piscina natural que é a de Caieiras e… NOSSA QUE LUGAR LINDO!!! Realmente nosso guia estava mais do que certo! Essa última é imperdível! Não se compara a quantidade de vida marinha que se tem por lá. A flutuação também foi mais tranquila por não conter muitas pedras. Há pessoas que juraram ver um tubarão limão nadando por lá, eu ainda não havia tido a sorte de encontrar com um.

A trilha termina quase que em frente á Praia do Porto. Para voltar para casa, como estávamos sem carro, havia três opções:

1. Esperar um ônibus. Passava a cada 30 minutos e o valor era de R$5,00.
  2. Pegar carona. SIM, este é um costume do pessoal da Ilha e como todos se conhecem, é super tranquilo e seguro (Nós chegamos a pegar carona na Ilha, mas não nesse dia, pois ainda estávamos receosos hehehe).
  3. Voltar caminhando. Não é longe, mas existe uma subida bem generosa.. se escolher esta opção, prepare os cambitinhos 😀

Afinal, como voltamos?

Como estávamos empolgados com a caminhada, desse roteiro de Passeios e praias urbanas em Fernando de Noronha resolvemos voltar caminhando mesmo.

O valor da Trilha longa do Atalaia é de R$130,00 a R$150,00 + os equipamentos obrigatórios que são a máscara snorkel e o colete salva-vidas. Como eu já disse, a trilha longa precisa ser feita com guia autorizado. Nós fizemos com o Felipe Rogério, segue o contato dele: (81)99654.8145.

Ele foi sensacional! Se você estiver indo pra lá, eu aconselho a já entrar em contato com ele antes de sair de sua cidade para agendar a trilha. Assim você não corre o risco de ficar sem este passeio e ainda poderá escolher o melhor horário para fazê-lo! Meu conselho é que você vá de manhã.

Veja também: Bagagem de mão: O que leva na sua?

Passeio de Barco

No passeio de barco, você conhece a ilha pelo mar. Nós também fizemos este passeio com o pessoal do Barco na onda!  O seu maior atrativo é o encontro com golfinhos. Eu não quero desanimar vocês nem nada, mas… pra mim, esse foi o passeio decepção da ilha. Ele custa R$150,00, começa em torno das 8h30 e termina por volta do meio dia – se você for fazer o plana sub o passeio segue por mais uma hora e meia/ duas horas.

Não vimos nenhum golfinho! Dizem que foi azar nosso, pois garantem que eles vão se alimentar cedo na Baía dos Golfinhos. Eu fiquei bem arrasada porque só fiz o passeio com esse intuito mas já que não vimos, decidimos aproveitar o restante da programação.

Há uma parada para banho na praia do Sancho para se observar a vida marinha , mais uma vez eles aconselham a levar máscara snorkel, colete salva-vidas e nadadeiras. Eu só levei a máscara e o colete. Mas, confesso que fiquei arrependida de ter locado, como o banho é feito em mar aberto não existe muita vida marinha por lá. Eu acabei usando praticamente só o colete e acabou sendo um momento mais relaxante, onde nadei um pouco no mar para me refrescar.

Plana Sub

No dia que fomos fazer o passeio de barco a água estava turva por conta do Swell (expliquei sobre ele nesse post aqui) então não compensava fazer o Plana Sub e, quando finalmente teríamos um dia livre para fazer o passeio, outro Swell apareceu na ilha e alguns passeios foram cancelados, como o plana sub e o mergulho.

O passeio consiste em você ser puxado por um barco, segurando uma prancha para observar a vida marinha. Com a pranchinha você pode mergulhar mais pro fundo ou subir para a superfície, de acordo com o que deseja ou é claro, seu fôlego! Demais não?!

Foto retirada da internet para a observação da prancha utilizada.

Se existe um passeio desse roteiro de Passeios e praias urbanas em Fernando de Noronha que MORRI de vontade de fazer e não fiz foi este! Dizem que é um dos passeios mais legais para se fazer na ilha.

Quem puder, por favor faça esse passeio e me conta nos comentários como foi!

Mais dicas!

Quer ver mais postes sobre Fernando de Noronha? A playlist tá aqui:

Tudo sobre Fernando de Noronha – Parte 1

Fernando de Noronha: Parte 2 – Ilha Tour

Como economizar em Fernando de Noronha

Como é mergulhar em Fernando de Noronha

Como viajar barato para Fernando de Noronha: Guia Completo

**Post Atualizado em 23/08/2017.

Amanda Saueia

Brasileira. Geminiana. Contadora. Apaixonada pelo novo, livros, fotografia, música e arte. LOUCA por viagens!